Mercantilismo e Navegações em jogos e videos

Mercantilismo é o conjunto de práticas e idéias econômicas desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII. O nome mercantilismo foi criado pelo economista Adam Smith em 1776. O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos. Consideravam que a exportação (na linguagem de hoje) é que traria riquezas e vantagens e assim começou uma competição comercial. Ocorreu então o metalismo, que era o acumulo de moedas dentro do país e isso era considerado um sinal de que o objetivo havia sido alcançado. O único recurso encontrado então foi aplicar uma balança comercial favorável para manter o equilíbrio monetário que para eles era exportar mais e importar menos. 
     Antes de comentar assista ao vídeo abaixo e faça os jogos propostos aqui!




JOGO DO MERCANTILISMO


JOGO DOS NAVEGADORES: AQUI VOCÊ É O NAVEGADOR

24 Comments:

Anônimo disse...

isso me ajudou a lembra quem navegou até onde, pois eu estava confundindo tudo

gustavo soares 6ªA

Anônimo disse...

eu acho que quem compra produto importado esta perdendo dinheiro e nao tera muito sucesso vendendo,porque as pessoas estarao comprado produtos exportados que sao mais baratos e os vendedores nao precisam pagar taxas de impostos. JASON 6A

professor Ailton disse...

ÓTIMO QUE VOCÊ GOSTOU GUSTAVO, ASSISTA AO VÍDEO E JOGUE OS GAMES PARA AJUDAR A ENTENDER MELHOR A MATÉRIA.

JASON PARA O SEU RACIOCÍNIO ESTAR CORRETO VOCÊ PRECISA TROCAR "PRODUTOS EXPORTADOS" POR "PRODUÇÃO NACIONAL", OK?
ABRAÇO AOS DOIS

Anônimo disse...

isso me lembrou que muita gente navegou por ai e descobriu paizes novos como a angola e esse produtos de esportação custam muito caro quase ninguem compra acho que só devia existir exportasão nacional


Luigi 6ªQ

Anônimo disse...

Muito interessante, isso me ajudou a esclarecer sobre o que é o mercantilismo. Entendo melhor a rota da navegação.
E gostei do video. Alice Lee 6ªA

Anônimo disse...

ADOREI TODOS OS JOGOS ASSIM APRENDI MAIS SOBRE A MATERIA .
E EU ACHO QUE QUEM VENDE PARA FORA DO PAIS LUCRA MUITO MAIS QUEM ESTA COMPRANDO ESTA TENDO PREJUIZO .
ADOREI O VIDEO É MUITO ENGRAÇADO .
DAFNE 6 A

professor Ailton disse...

BOM QUE GOSTARAM ESPERO QUE VOLTEM SEMPRE AQUI PARA APROFUNDAR OS SEUS ESTUDOS.
ADOREI OS COMENTÁRIOS, MAS TOMEM CUIDADO A ANGOLA NÃO É UM PAÍS AINDA NO PERÍODO DAS NAVEGAÇÕES.
ABRAÇO

Anônimo disse...

Muito bom o site ajuda muito a estudar para provas!
=D
Lucas Rezende ;x

Anônimo disse...

Texto muito bom gostaria de que todos os professores tivessem um blog
Rafael 6°R =D

Alessandra disse...

Achei muito legal este vídeo do mercantilismo, que resume bem todas as aulas que você, professor, passou: ele fala bastante da balança comercial favorável, do metalismo, do colonialismo, e do protencionismo. Achei muito interessante também, este texto que fala tudo sobre a circulação monetária da época do mercantilismo. Também os jogos que você passou são muito bons, porque ajuda à pensar bastante sobre às navegações, isso me ajudará bastante para à prova.
Abraço.

Anônimo disse...

Adorei os jogos e vídeos que você colocou Aílton! Me ajudaram muito na hora de estudar para a prova, além de ser outra forma, e ainda mais divertida, de entender o assunto estudado em sala. Parabéns pelo blog!

Ana Luiza Moraes Ferraz - 6ªR

professor Ailton disse...

ESPERO QUE ESTE BLOG AJUDE SEMPRE NO ESTUDO DE VOCÊS
ABRAÇO

Anônimo disse...

Jesus,esse site esta me ajudando muito estudar para as provas e eu me divirto jogando os jogos e vendo videos que me ajudam a intender melhor a matéria.Adorei esse site!

Isabella Alvarenga 6ªR

Anônimo disse...

Professor gostei muito das suas postagens e como a Alice falou também me ajudou muito a esclarecer melhor sobre o que é mercantilismo e rota de navegação....

Laura Souza 6ªA

professor Ailton disse...

QUE BOM LAURA VOLTE SEMPRE E FAÇA OS COMENTÁRIOS QUE DESEJAR!
ABRAÇO

Anônimo disse...

oi professor
adorei suas postagens. Principalmente sobre o mercantilismo. faz muito tempo que eu não paro para relembrar disso. isso vai me ajudar muito
vlw ;-P

Matheus Henrique 6a série A

Anônimo disse...

adorei me ajudou muito a entender sobre o assunto
rafaela 6p

Anônimo disse...

Isso me ajudou a entender o tempo e as pessoas que iam para certos lugares prq eu não tava entendendo nada disso.VALEU JESUS.;D

Anônimo disse...

Jesus,adorei, é muito legal...
o blog está me ajudando muito, estou entendendo melhor !
os jogos são muitos legais e o que você escreve também !
Beatriz Mendes 6ªR

Anônimo disse...

Jesus, gostei muito dos seus jogos e o resumo, me ajudou a estudar muito, obrigada Carolina Reis 6ªP

Anônimo disse...

Gostei muito!É interessante sabermos disso pois , assim entedemos melhor a matéria e ainda jogamos jogos para reafirmar a matéria na nossa cabeça , ótima postagem ,obrigada professor me ajudou muito :)
Natasha 6R

Anônimo disse...

Eu achei muito legal vc postar jogos que aprendem e videos ,assim agente aprende e se diverte ao mesmo tempo ! Achei um jeito muito legal !
Julia Gonçalves 6P

Guilherme Piller Teles disse...

Gostei da postagem
Só não entendi muito bem o que é METALISMO

O video é excelente explicou direitinho o que era e porque razões se colonizava outro local.

Guilherme Piller Teles 6Q

Guilherme Piller Teles disse...

A palavra cruzada é "ASTROLBIO" e não "ASTROLÁBIO"

Postar um comentário